COMUNIDADE SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS - ARMAZÉM
A história de Armazém começa há 132 anos, quando em 1879 os primeiros imigrantes italianos aqui chegaram. Com a mata virgem e apenas o que trouxeram na bagagem começaram a construir suas casas de madeira bruta e cobertas de palha. Acredita-se que assim também foi o primeiro local onde rezavam. Os imigrantes trouxeram de sua terra a devoção a Nossa Senhora do Rosário que se tornou a primeira padroeira de Armazém. Construíram então uma imagem talhada de madeira com o Menino Jesus no colo. O nome da comunidade se deve a um pequeno Armazém que foi construído em 1909 e pertencia ao Rômulo Sandrini e servia como ponto de troca para os moradores e compra e venda de produtos.
Por volta da década de 20, os moradores construíram uma igreja feita de pedra bruta e barro com paredes de 1m de espessura, que agrupava as famílias da redondeza.
A tradição daquela época eram as procissões realizadas todo primeiro domingo de cada mês, saindo da igreja até um pequeno capitel de Santo Antônio que ficava a uns 200 metros.
Em virtude de um promessa, Rômulo Sandrini doou uma imagem do Sagrado Coração de Jesus vinda da Argentina e considerada uma das maiores e mais bonitas da região. Então o Sagrado Coração de Jesus começou a ser o padroeiro da comunidade de Armazém e a imagem de Nossa Senhora do Rosário foi doada ao museu do Seminário de Orleans.
Em 1957 começou a ser construída a nova igreja. Com empenho de toda comunidade que trabalhava unida, em outubro de 1962 ela foi inaugurada.
Hoje nossa comunidade conta com 70 famílias, todas católicas. Uma tradição que resistiu ao tempo foi a Via Sacra que ainda hoje, durante toda sexta-feira da quaresma, é realizada na igreja e a comunidade participa com muita fé.
Há vários serviços pastorais em nossa comunidade. A Catequese começou antes de 1930, e hoje temos nove crianças se preparando para a Primeira Eucaristia. Temos o Apostolado da Oração, que iniciou por volta de 1950, contando com 50 associados. A comunidade possui quatro grupos de famílias que se reúnem em seus lares. O grupo de cantores tem 10 integrantes e cinco ministras da eucaristia que aos domingos fazem a celebração da palavra.
A CAEP possui oito integrantes e são realizadas duas festas por ano, uma no mês de junho em honra ao Sagrado Coração de Jesus e outra no mês de outubro em honra a Nossa Senhora do Rosário. Há três capelinhas da Mãe Peregrina que passam todos os meses nas residências e temos cinco missionárias. Temos a pastoral do dízimo bem organizada.