sábado, 4 de junho de 2011

RANCHO DOS BUGRES

COMUNIDADE SÃO LOURENÇO - RANCHO DOS BUGRES

    Por volta de 1880, Rancho dos Bugres foi colonizada por famílias de imigrantes italianos. Estas primeiras famílias, movidas pela fé, ergueram uma igreja em pedra para realizar as celebrações. O terreno da construção foi doado pela família de Gervásio Bortoluzzi. Nesta igreja realizou-se a ultima missa por volta de 1966 e depois foi derrubada para dar lugar a uma nova construção. A imagem de São Lourenço foi trazida da Itália por Abramo Romagna no final do século XIX.
    A atual igreja teve sua construção iniciada no ano de 1967 com a ajuda de todas as famílias da comunidade e no dia 04 de junho de 1971 foi inaugurada a igreja de São Lourenço em Rancho dos Bugres, com a participação de todas as comunidades do município, repique de sinos e santa missa rezada pelo padre Agenor Neves Marques.
    A comunidade de Rancho dos Bugres possui atualmente 45 famílias católicas e é coordenada pela CAEP. O Apostolado da Oração tem 20 membros, a Mãe Peregrina possui duas capelinhas e uma equipe de liturgia.


sexta-feira, 3 de junho de 2011

BELVEDERE BAIXO

COMUNIDADE SANTA BÁRBARA - BELVEDERE BAIXO

    Em 1989, os moradores de Belvedere Baixo iniciaram a sua organização comunitária visando a construção da sua igreja, já que se encontrava distante de Belvedere e dificultava a participação nas celebrações. O terreno foi doado por Walmor Carniato e aos poucos foram-se realizando festas e promoções para arrecadar fundos a fim de construir a igreja que foi inaugurada aos 25 de novembro de 1991.
    A comunidade escolheu como padroeira Santa Bárbara, já que vários moradores eram mineiros e nutriam por ela uma grande devoção. A igreja foi reinaugurada aos 17 de abril de 2005 para a alegria de todos os moradores de Belvedere Baixo.
    A comunidade conta com 23 famílias católicas, é coordenada pela CAEP, tem 2 ministros da Eucaristia, 35 associados no Apostolado da Oração, 1 capelinha da Mãe Peregrina, a pastoral do dízimo e da liturgia.


BAIRRO BRASÍLIA

COMUNIDADE SÃO JUDAS TADEU - BAIRRO BRASÍLIA

    Do lado esquerdo da Igreja Matriz de Urussanga, pode-se visualizar uma pequena e bela capela de traço arquitetônico, lembrando o estilo alpino, bem no meio do bairro Brasília.
    O terreno foi doado por Quintino Peraro em 1967 e as paredes erguidas e pintadas pelos próprios moradores. Logo em seguida, foi erguida a torre e colocado o sino. A imagem de São Judas Tadeu foi doada por Minervina Batti Simões em pagamento de promessa. Ao lado da capela está o Centro Comunitário onde são realizadas reuniões, comemorações particulares, encontro de mães e da comunidade e a festa de São Judas Tadeu em outubro e São José em março.
    O bairro Brasília nasceu na década de 60, de um programa do Governo Federal, através do INSS com a construção de casas populares.
    Hoje possui 171 famílias, sendo a maioria católica. Conta com 6 capelas da Mãe Peregrina. O Apostolado da Oração tem 18 associados. A pastoral do dízimo tem 3 missionárias. Por ser tão próximo à Matriz, as crianças e adolescentes fazem a catequese no centro. Existem dois grupos de famílias que realizam os encontros que aproximam as 15 famílias que participam. Além disso, a comunidade é muito bem representada em Urussanga e região, pelo Grupo de Cantores São Judas Tadeu, com um repertório de cânticos litúrgicos.


BELLA VISTA

COMUNIDADE SÃO JOSÉ DO BAIRRO BELA VISTA

Em 2001 a paróquia comprou um terreno no loteamento Floresta e recebeu em doação mais dois lotes para ter um espaço a fim de edificar uma igreja e constituir aqui uma comunidade. Em 2006, no ano das Santas Missões Populares, celebramos a eucaristia no bairro e sugerimos São José como padroeiro. Todos os anos celebra-se uma missa em honra a São José no mês de março. No início deste ano de 2011 conseguimos envolver os moradores para projetar as estruturas físicas da comunidade e assim dar início à construção do capitel em honra ao padroeiro. Este bairro ainda pertence à comunidade Nossa Senhora Aparecida, mas está dando os passos para tornar-se uma comunidade autônoma.

RIO CARVÃO BAIXO

COMUNIDADE SÃO JOÃO MARIA VIANEY - RIO CARVÃO BAIXO

    Havia uma mineração de carvão, denominada Mina Veloso, há uns 5 km da estrada geral de Rio Carvão. Naquela comunidade, então muito católica, tinha uma capela de madeira, com o padroeiro S. João Maria Vianey. Com o fechamento da mineração, os moradores deixaram o local, ficando a capela quase que abandonada.
   Em 1976, alguns moradores daqui, tomaram a iniciativa de trazer as imagens de São João Maria Vianey, São Sebastião e Santa Rita de Cássia para a comunidade de Rio Carvão Baixo e construir uma capela. Com o trabalho e o esforço da comunidade, estamos construindo uma nova igreja para celebrar a eucaristia e acolher os fiéis.
    A comunidade possui 79 famílias católicas e 2 de outros credos, 4 grupos de família, 2 capelinhas da Mãe Peregrina, 29 membros do Apostolado da Oração, 3 ministros da Eucaristia, 13 crianças na Catequese e 9 membros na Caep.

RIO AMÉRICA

COMUNIDADE SÃO JERÔNIMO - RIO AMÉRICA ALTO

    A comunidade teve os seus inícios por volta de 1920, com o advento das minas de carvão na região que já era habitada por imigrantes italianos. Em 1937 receberam uma imagem de São Jerônimo que foi escolhido para ser o padroeiro da comunidade por sugestão de Turíbio Goulart. A primeira igreja era de madeira e foi inaugurada em 1940. Com o passar dos anos sentiu-se a necessidade de construir a atual igreja que foi inaugurada em 1964.
    Hoje a comunidade possui 302 famílias das quais 280 são católicas e 22 de outros credos. A comunidade é coordenada pelo Conselho de Pastoral. Cinco catequistas preparam 39 crianças e adolescentes para receberem os sacramentos. O Apostolado da Oração possui 150 membros, existem 15 grupos de família, 9 capelinhas da Mãe Peregrina, 4 ministros da Eucaristia, coroinhas, pastoral do dízimo, Legião de Maria, grupos de liturgia, pastoral da Criança, grupo de idosos e pastoral da saúde.


BAIRRO DA ESTAÇÃO

COMUNIDADE NOSSA SENHORA APARECIDA - BAIRRO DA ESTAÇÃO

    A comunidade do Bairro da Estação criou-se em torno da Estação de Ferro Dona Tereza Cristina, onde se fazia o embarque e desembarque de passageiros, bem como o transporte de carvão mineral e pisos e azulejos da indústria cerâmica.
    O culto a Nossa Senhora Aparecida certamente começou nas famílias e se tornou comunitário quando em 07 de setembro de 1960 realizou-se a benção do oratório de madeira dedicado à padroeira, localizado ao pé da escadaria da Igreja atual, e também a benção da pedra fundamental da igreja atual que foi inaugurada em 1963.
    A comunidade possui 696 famílias das quais 612 são católicas e 84 de outros credos, sendo coordenada pelo Conselho de Pastoral, tem cinco ministras da Eucaristia e 10 coroinhas. A Catequese possui uma coordenadora que, com 10 catequistas, realizam o trabalho da educação na fé de 110 crianças, jovens e adolescentes. A Legião de Maria possui por 02 Praesidium com 12 membros ativos e 172 auxiliares. Os Grupos de Família são em numero de 10 e envolvem 108 famílias; a Mãe Peregrina possui 24 capelinhas que mensalmente visitam 520 famílias todo mês. O Apostolado da Oração conta com 10 zeladoras e 149 associados. A comunidade possui a pastoral do dízimo, grupos de liturgia e o grupo da renovação carismática católica.


SANTANA

COMUNIDADE SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS – SANTANA

    Em 1910 chegaram os primeiros moradores por essas paragens porém, a data oficial de fundação com registro em cartório é do dia 07 de fevereiro de 1931. O grande impulso para o desenvolvimento da vila foi em 1942 quando a mineração geral do Brasil, iniciou a exploração de carvão mineral. A fé caminhava e marcava presença forte entre os moradores que fundaram o Apostolado da Oração na vila. Adquiriram uma imagem e colocaram na Capela de Santana Colônia, pois era lá que se reuniam para as celebrações.
    Em 1949 é inaugurado o oratório Sagrado Coração de Jesus. Em 1957 inicia-se a construção da atual igreja para atender às necessidades da vila que tinha crescido bastante com o avanço da mineração. Ela foi inaugurada em 1963 por Dom Anselmo Pietrula, bispo diocesano de Tubarão.
    A comunidade conta atualmente com aproximadamente dois mil habitantes, das quais 278 são católicas e 34 de outros credos. A comunidade é coordenada pelo Conselho de Pastoral. O Apostolado da Oração tem 20 zeladoras e 211 associados. A Mãe Peregrina conta com onze capelinhas de visitação e 249 famílias participantes. Na Catequese temos 34 crianças preparando-se para a Eucaristia e 31 para a Crisma, acompanhadas por 9 catequistas. A comunidade também possui 10 grupos de família, um Presidium da Legião de Maria com 9 membros ativos e 96 auxiliares, a Pastoral Afro, a pastoral do dízimo e grupos de liturgia.



SÃO DONATO

COMUNIDADE DE SÃO DONATO - SÃO DONATO

    As primeiras famílias de colonizadores italianos chegaram neste lugar e nos inícios do 1900 já tinham uma imagem de São Donato , construindo-lhe uma pequena capela e que se tornou o lugar do culto e da devoção ao padroeiro. A segunda capela foi construída em 1941. A atual igreja de São Donato foi construída em 1981.
    Hoje a comunidade possui 18 famílias, todas católicas, sendo coordenada pela Caep. Conta com uma capelinha da Mãe Peregrina, um grupo de família, pastoral do dízimo e 25 membros do Apostolado da Oração, em conjunto com a comunidade de Coxia Rica.


NOVA ITALIA

HISTORICO DA COMUNIDADE NOSSA SENHORA AUXILIADORA - BAIRRO NOVA ITÁLIA

    Em 1981 chegaram os primeiros moradores do loteamento que depois recebeu o nome de Bairro Nova Itália. Eles se deslocavam até a matriz para participar da missa dominical. Percebendo a vontade dos moradores de manter viva a fé católica, em 1984 o vigário paroquial padre Orlando Cechinel com mais lideranças da matriz, visitaram as famílias do bairro, e constataram a necessidade de criar um espaço para a prática religiosa.
    Em 1984, após uma missa na matriz o pároco padre Agenor Neves Marques doou uma imagem de Nossa Senhora Auxiliadora, que permaneceu na matriz até que se organizasse um conselho administrativo.
    Depois de realizar várias festas para arrecadar fundos, conseguiu-se adquirir um terreno e em 1990 ergueu-se a primeira capela. No ano seguinte construiu-se um salão de festas. Em 1999 foi adquirido um novo terreno ao lado do que já pertencia a igreja a fim de construir uma nova igreja. Em março do ano de 2000 foi iniciada a construção da nova igreja, e numa segunda etapa foi erguida a torre. Hoje a nossa igreja está concluída e é um espaço privilegiado para as celebrações na comunidade que conseguiu realizar uma construção digna para o Senhor e para o nosso bairro.

A COMUNIDADE HOJE
    Em 2010 constituiu-se o primeiro Conselho Pastoral da Comunidade. O bairro conta com 295 famílias católicas, 35 de outros credos. A catequese tem hoje 23 catequizandos para a Eucaristia e 37 para a Crisma. Os quatro grupos de família animam e unem as famílias durante o ano. Em 1990 iniciou-se a caminhada da Mãe Peregrina e hoje são 13 as capelinhas que peregrinam nas famílias do bairro. Em 1988 instalou-se um Praesidium da Legião de Maria no bairro que possui 5 membros ativos e 52 membros auxiliares. O Apostolado da Oração conta com 45 membros nesta comunidade. A pastoral do Dízimo organizou-se em 2009, visitando as famílias através de 16 missionários(as) e trazendo os dizimistas para a celebração na comunidade. Quatro ministros da Eucaristia animam a vida eucarística esta comunidade e levam aos doentes e idosos o conforto de Jesus Eucarístico. Cinco casais do bairro participam do Movimento de Irmãos.

RIO MAIOR

IGREJA DE SÃO GERVÁSIO E PROTÁSIO

    Passados mais de 30 anos da chegada ao Brasil, os imigrantes italianos de Rio Maior resolveram construir uma bela igreja de pedra, como aquela de Casso, a cidade natal, em honra a São Gervásio e Protásio em 1911. Todas as famílias participaram da construção, arduamente homens e mulheres. As pedras de arenito eram extraídas em local próximo. Em 1912, a obra foi concluída para a alegria dos moradores de Rio Maior.
    A torre atual corresponde a segunda torre e foi erguida por volta de 1940, em substituição a de madeira. Seus sinos são muito valorizados pela comunidade porque ajudam a afastar as tempestades.
    Atualmente a igreja da comunidade é patrimônio histórico do município, do estado e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN.
    Hoje a comunidade conta com 70 famílias, sendo que 04 delas pertencem a outro credo. Além da catequese, as atividades pastorais se dividem em Pastoral liturgica, Mãe Peregrina, Apostolado da Oração, Associação Santa Terezinha e Pastoral do Dízimo.

RIO CARVÃO

COMUNIDADE NOSSA SENHORA DA SAÚDE - RIO CARVÃO

    Há pouco tempo haviam chegado os imigrantes italianos nestas terras e uma terrível doença vai ceifando vidas em todas as casas. Nesta aflição clamam aos céus por intercessão da “Madonna della Salute” e no dia 11 de maio de 1880 cessam as mortes causadas pela peste. Desde então, os moradores invocam a Nossa Senhora da Saúde nesta comunidade e todo dia 11 de maio realiza-se a Santa Missa em ação de graças. Assim, os moradores logo construíram uma capela de madeira para venerar a sua protetora e padroeira.
    A segunda igreja foi construída no início do século quando se recebeu a doação de um terreno em 1913 que foi demolida em 1972, dando espaço a atual igreja que foi inaugurada em 1976.
   A comunidade hoje conta com 79 famílias, das quais 75 são católicas e 4 de outros credos. É coordenada pelo Conselho de Pastoral, tem 4 ministros da Eucaristia, 60 membros no Apostolado da Oração, 3 capelinhas da Mãe Peregrina, 2 grupos de família, 2 catequistas e 11 catequizandos, 8 missionárias da pastoral do dízimo, além do grupo de liturgia.

ÁGUAS MORNAS

COMUNIDADE NOSSA SENHORA DA SAÚDE - ÁGUAS MORNAS

    A comunidade de Águas Mornas teve seu início com a capela do Balneário São Pedro que acolhia turistas e visitantes que usufruíam das águas termais. Com o fechamento do balneário, a comunidade foi se organizando aos poucos e decidiu-se construir uma nova igreja para acolher os moradores da redondeza.
    Em 2000, recebeu-se a doação de um terreno onde a comunidade foi construindo a sua igreja, inaugurada no dia 13 de novembro de 2005.
    A comunidade possui 54 famílias católicas e é coordenada pela CAEP. Tem duas ministras da eucaristia, 5 crianças na catequese, 2 capelinhas da Mãe Peregrina e 2 grupos de família.

MORRO DA LAGOA

COMUNIDADE DE SANTA ANA - MORRO DA LAGOA

    A história da comunidade inicia-se por volta de 1880, quando chegaram os primeiros imigrantes italianos neste lugar, trazendo consigo muita fé e devoção, e um quadro de Santa Ana. Por volta de 1931 foi erguido um capitel e doada uma imagem da padroeira; assim, todos os anos em julho realizava-se a festa de Santa Ana. Em 1978 foi construída a atual igreja da comunidade com a colaboração dos fiéis.
    Hoje a comunidade conta com 25 famílias, das quais 23 são católicas. Os serviços pastorais da comunidade são: a catequese com 7 crianças que se preparam para receber os sacramentos, a Caep, dois grupos de família, uma capelinha da Mãe Peregrina e alguns membros do Apostolado da Oração.

BELVEDERE

COMUNIDADE SÃO MIGUEL - BELVEDERE

    Em 1878 chegaram os primeiros imigrantes na localidade de Belvedere provenientes da Itália. Iniciaram o desbravamento das terras e construíram seus ranchinhos para abrigarem-se das intempéries. Eles eram católicos praticantes e logo se reuniram para construir a primeira capelinha feita de madeira rachada a cunha e a machado. Ela se localizava a beira de uma picada, que ligava Urussanga a Treviso. O padroeiro da capela era São Roque, cuja a estatua de madeira, foi confeccionada pelo habilidoso carpinteiro e escultor Bepe Frassetto. Esta pequena capela, com o tempo foi se deteriorando, havendo a necessidade da construção de uma nova igreja.
    O nível de vida dos imigrantes melhorou, permitindo a construção de uma igreja melhor e bem maior. Essa igreja foi construída antes do ano de 1920, no centro da Colônia de Belvedere, de pedras irregulares retiradas próximas da antiga capela e assentadas com argila dos solos de Belvedere. O padroeiro passou a ser São Miguel Arcanjo. Com a arrecadação da igreja era pago mensalmente um capelão, para realizar os cultos, doutrinar as crianças e fazer os sepultamentos.
    Por volta de 1953, o tesoureiro Giovanni Luigi Lavina, liderou um movimento para construção de uma nova igreja, grande e imponente que é motivo de orgulho para esta comunidade e que até hoje emoldura a bela paisagem de Belvedere.
    Hoje, a comunidade conta com 65 famílias católicas, 2 ministras da eucaristia, a CAEP, 120 associados no Apostolado da Oração, 2 capelinhas da Mãe Peregrina percorrendo as famílias, grupo de liturgia e a pastoral do dízimo com suas missionárias.

COXIA RICA

COMUNIDADE NOSSA SENHORA DA NATIVIDADE - COXIA RICA

    No ano de 1880, os imigrantes italianos das famílias Bonomi, Nesi, Locatelli e Maffioletti chegaram por aqui e decidiram plantar suas raízes neste local. Através de seus esforços e com muito trabalho, tinham fartura de alimentos e isso fez com que esses colonizadores nomeassem o pequeno território onde viviam de Coxia Rica.
    Cinquenta anos mais tarde, iniciou-se a construção da primeira capela da comunidade. Ela era de madeira e tornou-se o local de oração destes moradores que escolheram como padroeira Nossa Senhora da Natividade, representada por um quadro e protegendo as mulheres grávidas que aqui habitavam. Em 1940, a família de Beatriz Maffioletti, com a ajuda do Padre Luiz Gilli trouxeram da Itália a imagem da Madona del Bambim, substituindo assim, o quadro.
    Por volta de 1978, decidiu-se fazer uma nova igreja e toda a comunidade se envolveu na construção do seu novo local de culto. Eis que em 1983, um forte vendaval se abateu sobre a comunidade e derrubou o telhado, exigindo a sua imediata reparação.
    A comunidade conta com 10 famílias, todas católicas, e está organizada da seguinte maneira: Caep, grupos de Liturgia, Apostolado da Oração e uma capelinha da Mãe Peregrina. Realiza duas festas por ano: uma no mês de maio, homenageando o Sagrado Coração de Jesus e Nossa Senhora do Rosário, e outra no mês de setembro, comemorando a padroeira, Nossa Senhora da Natividade.

PIRAGO

COMUNIDADE SANTA PAULINA - BAIRRO PIRAGO

    Na década de 80, os primeiros moradores foram se estabelecendo no bairro e a paróquia adquiriu um terreno para a construção de uma igreja. Depois de vários anos e várias promoções para arrecadar fundos, neste ano de 2011, construiu-se um capitel que acolhe a imagem da padroeira Santa Paulina.
    A comunidade possui 58 famílias e está vinculada à Matriz, onde as crianças freqüentam a catequese, possui 2 capelinhas da Mãe Peregrina que visitam as famílias, uma comissão de apoio e um grupo de família com 11 famílias participantes.

BEL RECANTO

COMUNIDADE SÃO FRANCISCO DE ASSIS - BEL RECANTO

     Por volta de 1980, o loteamento que deu origem ao Bairro Bel Recanto foi recebendo seus primeiros moradores e iniciou a sua organização social e também religiosa. Conseguiu-se um lote para a construção da igreja no dia 04 de outubro que posteriormente foi trocado, e sugeriu-se o padroeiro São Francisco de Assis, por ser o seu dia. Uma rifa foi organizada para cobrir a diferença de valores do terreno onde hoje está localizada a igreja. O Senhor Vanderlei Rosso doou uma imagem de São Francisco de Assis que ficou na Matriz até a construção da capela.
    Em 1985 a igreja do bairro Bel Recanto foi inaugurada e a imagem do padroeiro foi colocada para a veneração dos seus moradores.
    A comunidade conta com 125 famílias das quais 95 são católicas e 30 de outros credos. Ela possui 3 ministras da eucaristia, 19 crianças e adolescentes na Catequese, 4 capelinhas da Mãe Peregrina, Caep e pastoral do dízimo.

PALMEIRA ALTA

COMUNIDADE DE SÃO MARTINHO - PALMEIRA ALTA

    Esta localidade foi acolhendo os primeiros moradores no início de 1900, quando as famílias dos imigrantes italianos de Rio Maior foram crescendo e os filhos foram casando e procurando novas terras. A primeira capelinha foi construída em 1918. A atual igreja foi inaugurada em 1966, fruto do esforço de toda a comunidade.
    Hoje, a comunidade de Palmeira Alta possui 51 famílias, das quais 49 são católicas. A catequese tem 7 crianças se preparando para receberem os sacramentos. O Apostolado da Oração tem 20 associados e a Mãe Peregrina tem 2 capelinhas visitando as famílias. A comunidade é coordenada pela Caep e possui uma ministra da Eucaristia, além de ter a pastoral do dízimo com suas missionárias.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

SÃO VALENTIM

COMUNIDADE SÃO VALENTIM - SÃO VALENTIM

    Os primeiros moradores da localidade chegaram por volta do ano de 1880. A primeira capela era de madeira e foi construída em 1888, pelos primeiros moradores Abramo Romagna e Giácomo Longo, e atrás da capela o cemitério. A imagem de São Valentim e o sino vieram da Itália e foram doados por Abramo Romagna. A nova capela com o salão de festas e o novo cemitério foram inaugurados aos 13 de fevereiro de 1983.
    Hoje a comunidade de São Valentim é composta por 16 famílias católicas e 3 de outros credos. As pastorais presentes na comunidade são: Mãe Peregrina, catequese, Apostolado da Oração, liturgia, pastoral do dízimo e Caep.

RIO DESERTO

COMUNIDADE SANTA BÁRBARA - RIO DESERTO

    A comunidade do Rio Deserto teve inicio em 1918 com a instalação da Carbonífera Rio Deserto para a extração do carvão mineral. Os moradores que formaram a nova vila se reuniam na escola para rezar com um quadro de Santa Bárbara. Em 1940 foi construída uma capela de madeira. Como protetora dos mineiros que eram muitos nesta vila, Santa Barbara foi escolhida padroeira da comunidade. Aos 4 de dezembro de 1983 foi inaugurada a igreja atual.
    Hoje na comunidade de Rio Deserto residem 20 famílias, todas católicas.
    O Apostolado da Oração conta com 24 associados. A Mãe Peregrina também está presente em nossa comunidade visitando as nossas famílias. Temos a Caep com 5 membros, a pastoral do dízimo e o grupo da liturgia.

RIO MOLHA

COMUNIDADE NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS DE RIO MOLHA

    Os primeiros imigrantes italianos se estabeleceram por aqui em 1892 e participavam das celebrações em Rio Maior ou Palmeira do Meio. Somente em 1949 foi construída uma capela de madeira sobre uma colina, que foi inaugurada aos 6 de novembro e recebeu uma imagem de Nossa Senhora das Graças em pagamento de promessa. Com o passar dos anos a comunidade sentiu a necessidade de construir a atual igreja que foi inaugurada aos 20 de julho de 1986.
    A comunidade hoje conta com 60 famílias e é coordenada pela Caep. A catequese tem 17 crianças e adolescentes se preparando para receberem os sacramentos, o Apostolado da Oração tem 45 associados, 2 capelinhas da Mãe Peregrina visitam as famílias todo mês, 01 grupo de família e uma ministra da Eucaristia. Existe também a Associação de Santa Teresinha, a pastoral do dízimo, as Mães Apostólicas, equipes de liturgia.

CAETÉ DO ARMAZÉM

COMUNIDADE NOSSA SENHORA APARECIDA - CAETÉ DO ARMAZÉM

    A gruta de Nossa Senhora Aparecida em Caeté do Armazém foi construída em 1977, motivada pelo pagamento de uma promessa feita por Atílio Rossi. Com o passar dos anos os moradores das redondezas foram se organizando e constituíram uma comunidade, melhorando as condições da gruta e construindo o seu salão de festas.
    Esta comunidade possui 39 famílias, das quais 38 são católicas. A catequese conta com 10 crianças e adolescentes que se preparam para os sacramentos, existe um grupo de família, uma capelinha da Mãe Peregrina que visita as famílias e uma equipe que prepara a liturgia da missa e das celebrações dominicais.

PALMEIRA BAIXA

COMUNIDADE SÃO ROQUE - PALMEIRA BAIXA

    Foi por volta de 1905 que se estabeleceram em Palmeira Baixa as primeiras famílias italianas. No início os moradores tinham apenas um pequeno capitel com um quadrinho de São Roque. A primeira capela foi encomendada por Domenica Tezza, em 1918, em pagamento de promessa. Em 1922 Mariano Mazzucco doou o sino da igreja.
     A atual igreja foi construída em 1953 com o esforço de toda a comunidade. A devoção a São Roque e São Donato faz parte da vida dos moradores desta localidade. Todo dia 16 de agosto comemoram a festa do padroeiro São Roque. As imagens foram doadas por Antônio Mazzucco em 1924.
    Hoje residem na comunidade de Palmeira Baixa 25 famílias, todas católicas. No Apostolado da Oração temos 23 membros. Temos a Caep, uma capelinha da Mãe Peregrina que visita as casas, um grupo de famílias, as Mães Apostólicas, a equipe de liturgia e do dízimo.

RIO CARVAO ALTO

COMUNIDADE SANTA BÁRBARA - RIO CARVÃO ALTO

    O surgimento de nossa comunidade aconteceu em 1994, no mês de dezembro, quando iniciamos as novenas de Natal. Nas conversas que tínhamos começou a surgir a idéia de construirmos uma capela. Pertencíamos à comunidade de Rio Carvão.
    A primeira missa em nossa comunidade foi celebrada na antiga escola, no dia 16 de julho de 1995. Em novembro de 1996, foi transladada a imagem de Santa Bárbara, da gruta onde se encontrava, por estar abandonada, até à escola. A partir desse momento, a comunidade começou a rezar o terço e a se encontrar ao redor de Santa Bárbara, na escola.
    Em outubro do ano 2000, a comunidade já contava com o seu Ministro Extraordinário da Eucaristia. No dia 21 de maio de 2002, a comunidade, decidiu iniciar a construção d e uma igreja dedicada a Santa Bárbara. Cinco meses depois da decisão da comunidade de construir, a capela estava pronta. No dia 30 de novembro de 2002, foi celebrada a primeira missa na nova capela. Aos 16 de maio de 2004, nossa capela foi inaugurada e abençoada pelo Bispo Dom Paulo Antonio de Conto. Em abril de 2005, foi iniciada a construção da torre. Logo após o término da torre, foi realizada a compra do sino em setembro de 2006 que foi instalado e abençoado.
    Nossa comunidade hoje é formada por 11 famílias católicas, 4 famílias de outros credos. Possuímos uma Caep, 21 associados do Apostolado da Oração, uma capelinha da Mãe Peregrina. Possuímos também em nossa comunidade a Pastoral do Dizimo, Pastoral da Mãe Peregrina e Ministro da Eucaristia.

SAO JOAO DO RIO MAIOR

COMUNIDADE SÃO JOÃO BATISTA - SÃO JOÃO DO RIO MAIOR

    Nos inícios da colonização os moradores deste lugar estavam ligados à comunidade de São Gervásio e Protásio do Rio Maior. No início do século, eles ergueram uma cruz e logo em seguida foi construída uma capela de madeira, abençoada aos 27 de novembro de 1903, que abrigava uma pintura a óleo de São João Batista.
    Esta primeira capela resistiu até o ano de 1961. Em seguida, sentiu-se a necessidade de construir uma nova igreja que foi construída com o auxílio de toda a população e recebeu uma nova imagem de São João Batista.
    Em 1984 deu-se inicio à construção da atual capela de alvenaria. Toda a comunidade empenhou-se na construção da mesma de modo que a capela ficou pronta em muito pouco tempo.
    A comunidade hoje possui 50 famílias, das quais 48 são católicas. A catequese é freqüentada por 9 catequizandos acompanhados por 3 catequistas. Existem 3 grupos de família, 63 associados no Apostolado da Oração, 2 capelinhas da Mãe Peregrina que visitam as famílias, a Caep, um ministro da Eucaristia, cinco equipes de liturgia.

STO ANTONIO DO FOGO

COMUNIDADE SANTO ANTONIO DO FOGO - SANTO ANTONIO DO FOGO

    A imagem de Santo Antônio do Fogo veio de San Benedetto Pó, Mantova, Itália. As famílias que imigraram para o Brasil trazendo esta imagem, se estabeleceram na linha do rio Armazém e chegaram aqui no ano de 1877. Primeiramente, prepararam no tronco de uma árvore uma capelinha e ali colocaram a imagem do santo patrono, que atraia vários fiéis e deu origem ao nome do lugar: Santo Antônio do Fogo de Armazém.
    Durante muitos anos as famílias continuaram a se reunir neste local para rezar o terço. Com o passar dos anos construíram uma capelinha, perto da estrada, onde se reuniam para os momentos de oração e comemoravam a festa do padroeiro no dia 17 de janeiro. No ano de 1967, depois de receberem um terreno em doação, construíram a segunda capela para acolher melhor os devotos de Santo Antônio do Fogo. Neste período iniciou-se várias pastorais e movimentos, assim como a festa de Nossa Senhora das Dores no mês de setembro.
    Em 2003 foi construída a atual igreja. Atualmente contamos com 34 famílias, todas católicas, 33 associados do Apostolado da Oração, catequese com uma etapa crisma, duas capelinhas da Mãe Peregrina, um grupo de família, 3 ministros da eucaristia e a pastoral do dízimo.


SANTA LUZIA

COMUNIDADE SANTA LUZIA - SANTA LUZIA

    Em 1888, os primeiros imigrantes provenientes da Itália que se estabeleceram por aqui eram muito devotos de Santa Luzia, trouxeram consigo um panô com a estampa de Santa Luzia. Foi doado um terreno e construído um capitel de madeira; algum tempo depois, conseguiram uma imagem de Santa Luzia talhada em madeira. No ano de 1901 com o crescimento da comunidade, sentiu-se a necessidade de construir uma capela maior. Em 1953, construíram a terceira capela, sendo agora de alvenaria. Com a ajuda de toda a comunidade conseguiram comprar uma imagem de Santa Luzia de gesso, sendo que a mesma se encontra na comunidade até os dias de hoje.
    Com a ampliação da nova estrada no ano de 1978, a capela ficou muito próxima da rodovia e outra vez a comunidade viu-se obrigada a construir uma nova igreja, sendo agora de alvenaria e azulejo (oitavada). Desde o primeiro capitel, a Santa Missa era celebrada no dia 13 de dezembro, dia de Santa Luzia. A comunidade continuou a crescer, novas famílias foram construindo suas casas e ampliando a agricultura, fonte de renda da época. Fez-se necessária a construção da atual igreja para abrigar e acolher a todos, inaugurada no dia 22 de julho de 1990.
    Atualmente a comunidade conta com 60 famílias, das quais 04 são de outro credo. As associações, movimentos e pastorais de nossa comunidade são: Caep, Apostolado da Oração com 3 zeladoras e 18 membros, a Mãe Peregrina com 30 famílias que recebem a capelinha, 2 Grupos de Família, a Pastoral do Dízimo com 4 missionárias, 3 catequistas são responsáveis pela Catequese de eucaristia com 7 crianças e a de Crisma com 15 adolescentes, 2 Ministras da Eucaristia e 2 coroinhas.

RIBEIRÃO D´AREIA

COMUNIDADE NOSSA SENHORA DO CONSOLO - RIBEIRÃO DA AREIA

    A imagem de Nossa Senhora do Consolo foi doada por Judite Montini em 1887 que foi colocada num toco de árvore ao lado de uma ponte. Por volta de 1923 foi construído um Capitel e em 1956 deram início ao segundo Capitel. No ano de 1974, iniciou-se a primeira Capela dedicada à nossa padroeira Nossa Senhora do Consolo. Em 2006 a comunidade, bem mais numerosa, se uniu e decidiu iniciar a construção de uma igreja para melhor acolher os seus fiéis. Nossa Senhora do Consolo era invocada pelos nossos imigrantes italianos como a Consolata, a consoladora dos aflitos.
    Em 1980 foi doada uma imagem de São Cristóvão em pagamento de promessa por uma graça recebida. A partir desta data a comunidade realiza também a tradicional festa de São Cristóvão, padroeiro dos motoristas, com queima de fogos, procissão motorizada e benção das chaves.
    Nossa comunidade é composta por 72 famílias, das quais 5 são de outro credo. A nossa comunidade possui as seguintes pastorais: CAEP, quatro equipes de liturgia, dois grupos de famílias, um grupo de cantores Mensageiros da Esperança, três ministras da eucaristia, duas turmas de catequese, a pastoral do dízimo com cinco responsáveis, duas capelinhas da Mãe Peregrina que visitam as famílias mensalmente.

RIO BARRO VERMELHO

COMUNIDADE SANTA LUZIA - RIO BARRO VERMELHO
 
    Nossa comunidade iniciou a mais de 60 anos. Nos inícios existia uma gruta com um quadro de São Fermo que foi demolida posteriormente. Anos depois, a família Sebastião em pagamento de promessa construiu outra gruta e em homenagem a Santa Luzia. Todos os domingos rezavam o terço e havia uma boa participação. Vendo que a comunidade crescia cada vez mais, pensou-se então em construir uma igreja para acolher os fiéis.
    Com o envolvimento de todos e várias doações a igreja foi sendo construída. Rezamos a primeira missa nela só com paredes e telhado. Ela foi terminada e inaugurada no dia 13 de dezembro de 2006.
    Hoje, aproximadamente, 70 famílias habitam aqui, sendo a maioria católica. Ela é dirigida pela CAEP, temos 2 ministras da Eucaristia, 11 crianças na catequese, 1 grupo de família, 2 capelinhas da Mãe peregrina, as missionárias do dízimo.

BAIRRO DE VILLA

COMUNIDADE NOSSA SENHORA DO PARTO - BAIRRO DE VILLA

     A família De Villa instalou-se nestas paragens por volta do ano de 1885 e abriu uma casa comercial, agrupando mais algumas famílias ao seu redor. Somente por volta da década de 70 que mais famílias foram se instalando por aqui e a comunidade foi se organizando.
    No dia 02/05/1971 a comunidade reuniu-se para a primeira Celebração Eucarística campal em um terreno doado por Dosolina De Bona Porton Zaccaron Talamini. Neste mesmo evento foi escolhido o Padroeiro por aclamação. No local havia mais ou menos 100 pessoas. O Padre Agenor que havia Presidido a Celebração sugeriu que fosse São Francisco de Assis, os homens optavam por São Jorge, outro propunha São Vicente de Paulo. Como a maioria dos que ali se encontrava eram mulheres decidiram por Nossa Senhora do Parto, cuja primeira imagem foi doada por Luiza Costa Piovesan. Neste mesmo ano deu-se inicio à construção da primeira igreja.
    Com o aumento da população houve a necessidade de melhorar o espaço físico de nossa Igreja. Demoliu-se a primeira Igreja e em seguida foi construída no mesmo local a atual em 1994.
    Atualmente, a nossa comunidade possui aproximadamente 250 famílias católicas e 45 não católicas e se organiza da seguinte forma: Conselho de Pastoral, cinco Ministros Extraordinários da Eucaristia, Pastoral do Dízimo, dez grupos de família, 54 membros do Apostolado da Oração, Legião de Maria com oito membros Ativos, o Grupo de Cantores Louvemos ao Senhor com treze componentes, Mãe Peregrina com nove capelinhas visitando duzentas famílias mensalmente, dois Coroinhas, cinco catequistas com trinta e cinco catequizandos.

RIO AMERICA BAIXO

COMUNIDADE SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS - RIO AMÉRICA BAIXO

    A comunidade de Rio América Baixo teve início com a chegada dos imigrantes italianos por volta de 1880. A fé e a religiosidade sempre foram marcantes no coração dos imigrantes que em 1923 ergueram um capitel em honra a Nossa Senhora do Caravaggio. As famílias estavam ligadas à Matriz, até que em 1976, Francisca Miotello sugeriu colocar uma imagem de Santa Teresinha na escola desativada. As famílias foram se organizando e aos 5 de outuro de 1980 inaugurou-se a igreja da comunidade. Em 2010 ela foi ampliada, restaurada e reinaugurada no dia 10 de outubro, para a alegria de todos os devotos da santa das Rosas e desta comunidade.
    A comunidade hoje conta com 61 famílias católicas e 6 de outros credos, possui 6 crianças na catequese, 2 grupos de família, 25 membros no Apostolado da Oração, 2 capelinhas da Mãe Peregrina, 25 associados da Irmandade de Santa Teresinha, as Mães Apostólicas.

LINHA RIO MAIOR

COMUNIDADE N. SRA. DOS CAMPOS - LINHA RIO MAIOR

    A devoção a Nossa Senhora dos Campos, ou “Madonna dei Campi”, na comunidade de Linha Rio Maior remonta ao ano de 1878, com a chegada dos imigrantes italianos a Urussanga. Os colonizadores tinham em suas mãos calejadas pelo trabalho a força da oração do terço, rito que reunia as 12 famílias que fixaram moradia na comunidade.
    O imigrante Giovanni De Bona Sartor foi quem impulsionou o encontro de fé das famílias todo dia 12 de julho. Rezavam o terço em torno de um quadro que trouxera da Itália. O número de pessoas foi aumentando e, 40 anos depois, em 1918, o filho de Giovanni, Giacomo De Bona Sartor, com recursos próprios construiu a primeira capela da comunidade, em madeira.
    A comunidade continuou crescendo e foi necessário, em 1964, construir a segunda capela, de formato hexagonal, um pouco maior e em alvenaria. Em 1977 a comunidade de Linha Rio Maior foi presenteada com um sino.
    Em 1986, a comunidade percebeu a necessidade de um lugar ainda mais amplo para suas celebrações. A pequena igreja hexagonal deu lugar a uma nova construção. A terceira capela foi inaugurada em 14 de julho de 1989, ornada pelas esculturas de José Fernandes, de alcunha Zé Diabo, artista plástico natural de Orleans (SC).
    Linha Rio Maior atualmente conta com 115 famílias católicas e três de outro credo. A comunidade é organizada em seis pastorais: Apostolado da Oração (com 37 associados), Mãe Peregrina (com três capelinhas), Grupos de Família (um grupo), Dízimo, Catequese (com nove adolescentes na Crisma I), Caep e grupo de Liturgia.

RIO SALTO

COMUNIDADE N. SRA. DAS GRAÇAS - RIO SALTO
 
    Próximo a localidade de Rio Salto, existia um bairro chamado Mina de Brida, que possuía uma capelinha de material em honra a Nossa Senhora das Graças. Em 1958 a mina fechou e a capela ficou um tanto abandonada, pois os moradores migrarão para outros bairros em busca de trabalho. Alguns membros da comunidade de Rio Salto foram ao Padre Agenor Neves Marques pedir a transferência da capela para sua localidade. Assim que Rio Salto acolheu a imagem de Nossa Senhora das Graças como sua padroeira.
    Em 1959 foi doado um terreno para a construção de uma capela de madeira que foi construída com a ajuda da própria comunidade. No ano de 1972 foi iniciada a construção de uma nova igreja de material, inaugurada no ano de 1974. Em 1996 a nossa igreja foi ampliada com a construção da torre que recebeu um sino doado. A comunidade também conseguiu construir o seu salão de festas que continuamente passa por ampliações e melhorias. Hoje a nossa comunidade possui 171famílias, sendo destas 25 de outros credos religiosos. A catequese possui 18 crianças nas turmas de Eucaristia e 14 na Crisma. Temos 4 grupos de famílias , 168 membros do Apostolado da Oração, 6 capelinhas da Mãe Peregrina, Caep e 3 Ministras da Eucaristia. Além dessas temos: Pastoral da Saúde, Pastoral da Criança, Pastoral do Dízimo, Legião de Maria.

ARMAZEM

COMUNIDADE SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS - ARMAZÉM

    A história de Armazém começa há 132 anos, quando em 1879 os primeiros imigrantes italianos aqui chegaram. Com a mata virgem e apenas o que trouxeram na bagagem começaram a construir suas casas de madeira bruta e cobertas de palha. Acredita-se que assim também foi o primeiro local onde rezavam. Os imigrantes trouxeram de sua terra a devoção a Nossa Senhora do Rosário que se tornou a primeira padroeira de Armazém. Construíram então uma imagem talhada de madeira com o Menino Jesus no colo.
    O nome da comunidade se deve a um pequeno Armazém que foi construído em 1909 e pertencia ao Rômulo Sandrini e servia como ponto de troca para os moradores e compra e venda de produtos.
    Por volta da década de 20, os moradores construíram uma igreja feita de pedra bruta e barro com paredes de 1m de espessura, que agrupava as famílias da redondeza.
    A tradição daquela época eram as procissões realizadas todo primeiro domingo de cada mês, saindo da igreja até um pequeno capitel de Santo Antônio que ficava a uns 200 metros.
    Em virtude de um promessa, Rômulo Sandrini doou uma imagem do Sagrado Coração de Jesus vinda da Argentina e considerada uma das maiores e mais bonitas da região. Então o Sagrado Coração de Jesus começou a ser o padroeiro da comunidade de Armazém e a imagem de Nossa Senhora do Rosário foi doada ao museu do Seminário de Orleans.
    Em 1957 começou a ser construída a nova igreja. Com empenho de toda comunidade que trabalhava unida, em outubro de 1962 ela foi inaugurada.

    Hoje nossa comunidade conta com 70 famílias, todas católicas. Uma tradição que resistiu ao tempo foi a Via Sacra que ainda hoje, durante toda sexta-feira da quaresma, é realizada na igreja e a comunidade participa com muita fé.
    Há vários serviços pastorais em nossa comunidade. A Catequese começou antes de 1930, e hoje temos nove crianças se preparando para a Primeira Eucaristia. Temos o Apostolado da Oração, que iniciou por volta de 1950, contando com 50 associados. A comunidade possui quatro grupos de famílias que se reúnem em seus lares. O grupo de cantores tem 10 integrantes e cinco ministras da eucaristia que aos domingos fazem a celebração da palavra.
    A CAEP possui oito integrantes e são realizadas duas festas por ano, uma no mês de junho em honra ao Sagrado Coração de Jesus e outra no mês de outubro em honra a Nossa Senhora do Rosário. Há três capelinhas da Mãe Peregrina que passam todos os meses nas residências e temos cinco missionárias. Temos a pastoral do dízimo bem organizada.

N. Sra. DAS GRAÇAS

 CAPELA NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS - Armazém

    Francisco Cataneo e Angelina Vegno eram pais de Ângelo Cataneo que nasceu na Itália no ano de 1863 onde viveu até os 17 anos. Nesse tempo, Ângelo estudou e entrou no seminário, mas os pais resolveram mudar-se para o Brasil tendo que abandonar o seminário e acompanhá-los.
    Chegando ao Brasil, foram morar na comunidade de Armazém, e fizeram uma casa de palha onde passou a ser a sua moradia. Depois de casar-se com Anna Bonetti em 1887, Ângelo com seu sogro Fiorino Bonetti e o Carlos Bonetti construíram o engenho e o alambique do qual tiravam o seu sustento.
    Ângelo e sua esposa Anna tiveram 12 filhos e construiram a olaria tocada a boi na qual faziam os tijolos manualmente levando-os no jacá, que era um recipiente da época, construindo artesanalmente a capela em 1915. Em 1918 Ângelo voltou à Itália e trouxe a imagem de N. S. das Graças para a capela. Ele esculpiu duas imagens religiosas (Santa Inês e São Gabriel) que hoje se encontram no museu de Brusque-SC.
    Em 1924, Ângelo ficou viúvo e foi para a Itália para casar-se novamente, mas não deu certo e ele voltou para o Brasil, casou-se com Verônica Santim e tiveram oito filhos.
    Em março de 1947, Ângelo Cataneo faleceu. Após esta data, sua neta Liduina Furlanetto Mazuco e seu esposo Santo Mazuco continuaram cuidando da capela.
    Atualmente, a Capela é mantida e preservada pela comunidade e mantém as festas tradicionais, como a do mês de janeiro dedicada a São Paulo e a do mês de julho dedicada à Padroeira Nossa Senhora das Graças, na qual é realizada a procissão vinda das casas de devotos ou de comunidades vizinhas.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

RIO CAETÉ

COMUNIDADE SANTO ANTÔNIO DE RIO CAETÉ

    A chegada das primeiras famílias de imigrantes italianos na região ocorreu no ano de 1879. No ano de 1881, aconteceu a fundação da Vila Rio Caethé. Alguns anos depois, esses colonos construíram a primeira igreja, feita de madeira e com a torre separada. O padroeiro escolhido foi Santo Antônio, invocado com grande devoção desde a partida da Itália. Aos 13 de junho de 1920 foi colocado o sino na torre vindo de São Paulo o tão esperado sino.
    Em 1935 iniciou-se a construção da nova igreja em estilo bizantino, projetada por um russo que passou por aqui. A inauguração da atual igreja se deu no ano de 1936. Em 1º de maio de 1976 ficou pronto o novo Salão de Festa da Igreja de Santo Antônio.
    Hoje a comunidade de Rio Caeté possui 37 famílias católicas e 4 de outros credos; na catequese participam 19 crianças que se preparam para receber os sacramentos. A comunidade tem 2 ministras da Eucaristia e 4 Coroinhas, o Conselho de Pastoral, o Apostolado da Oração é formado por 42 associados e o Apostolado Jovem com 15 associados, o Grupo de Jovens é freqüentado por 11 jovens, 4 equipes de Liturgia; pastoral do dízimo, 2 Grupos de Família e 2 capelinhas da Mãe Peregrina visitando as casas.