IGREJA DE SÃO GERVÁSIO E PROTÁSIO
Passados mais de 30 anos da chegada ao Brasil, os imigrantes italianos de Rio Maior resolveram construir uma bela igreja de pedra, como aquela de Casso, a cidade natal, em honra a São Gervásio e Protásio em 1911. Todas as famílias participaram da construção, arduamente homens e mulheres. As pedras de arenito eram extraídas em local próximo. Em 1912, a obra foi concluída para a alegria dos moradores de Rio Maior.
A torre atual corresponde a segunda torre e foi erguida por volta de 1940, em substituição a de madeira. Seus sinos são muito valorizados pela comunidade porque ajudam a afastar as tempestades.
Atualmente a igreja da comunidade é patrimônio histórico do município, do estado e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN.
Hoje a comunidade conta com 70 famílias, sendo que 04 delas pertencem a outro credo. Além da catequese, as atividades pastorais se dividem em Pastoral liturgica, Mãe Peregrina, Apostolado da Oração, Associação Santa Terezinha e Pastoral do Dízimo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário