sexta-feira, 3 de junho de 2011

BELVEDERE

COMUNIDADE SÃO MIGUEL - BELVEDERE

    Em 1878 chegaram os primeiros imigrantes na localidade de Belvedere provenientes da Itália. Iniciaram o desbravamento das terras e construíram seus ranchinhos para abrigarem-se das intempéries. Eles eram católicos praticantes e logo se reuniram para construir a primeira capelinha feita de madeira rachada a cunha e a machado. Ela se localizava a beira de uma picada, que ligava Urussanga a Treviso. O padroeiro da capela era São Roque, cuja a estatua de madeira, foi confeccionada pelo habilidoso carpinteiro e escultor Bepe Frassetto. Esta pequena capela, com o tempo foi se deteriorando, havendo a necessidade da construção de uma nova igreja.
    O nível de vida dos imigrantes melhorou, permitindo a construção de uma igreja melhor e bem maior. Essa igreja foi construída antes do ano de 1920, no centro da Colônia de Belvedere, de pedras irregulares retiradas próximas da antiga capela e assentadas com argila dos solos de Belvedere. O padroeiro passou a ser São Miguel Arcanjo. Com a arrecadação da igreja era pago mensalmente um capelão, para realizar os cultos, doutrinar as crianças e fazer os sepultamentos.
    Por volta de 1953, o tesoureiro Giovanni Luigi Lavina, liderou um movimento para construção de uma nova igreja, grande e imponente que é motivo de orgulho para esta comunidade e que até hoje emoldura a bela paisagem de Belvedere.
    Hoje, a comunidade conta com 65 famílias católicas, 2 ministras da eucaristia, a CAEP, 120 associados no Apostolado da Oração, 2 capelinhas da Mãe Peregrina percorrendo as famílias, grupo de liturgia e a pastoral do dízimo com suas missionárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário