Próximo a localidade de Rio Salto, existia um bairro chamado Mina de Brida, que possuía uma capelinha de material em honra a Nossa Senhora das Graças. Em 1958 a mina fechou e a capela ficou um tanto abandonada, pois os moradores migrarão para outros bairros em busca de trabalho. Alguns membros da comunidade de Rio Salto foram ao Padre Agenor Neves Marques pedir a transferência da capela para sua localidade. Assim que Rio Salto acolheu a imagem de Nossa Senhora das Graças como sua padroeira.
Em 1959 foi doado um terreno para a construção de uma capela de madeira que foi construída com a ajuda da própria comunidade. No ano de 1972 foi iniciada a construção de uma nova igreja de material, inaugurada no ano de 1974. Em 1996 a nossa igreja foi ampliada com a construção da torre que recebeu um sino doado. A comunidade também conseguiu construir o seu salão de festas que continuamente passa por ampliações e melhorias. Hoje a nossa comunidade possui 171famílias, sendo destas 25 de outros credos religiosos. A catequese possui 18 crianças nas turmas de Eucaristia e 14 na Crisma. Temos 4 grupos de famílias , 168 membros do Apostolado da Oração, 6 capelinhas da Mãe Peregrina, Caep e 3 Ministras da Eucaristia. Além dessas temos: Pastoral da Saúde, Pastoral da Criança, Pastoral do Dízimo, Legião de Maria.
Meus antepassados, quando chegaram em Urussanga, receberam 4 lotes em Rio Salto. Procuro muito por historias deles, na verdade quem chegou aos 19 anos, foi meu tataravò Domenico Miot. Eles se estabeleceram nesse local chamado Rio Salto. Queria saber se Domènico Miot veio com seu pai, Marco Miot ou sozinho mesmo. Serã que um dia, alguem que saiba responder vai ler esse post?
ResponderExcluir