sexta-feira, 3 de junho de 2011

NOVA ITALIA

HISTORICO DA COMUNIDADE NOSSA SENHORA AUXILIADORA - BAIRRO NOVA ITÁLIA

    Em 1981 chegaram os primeiros moradores do loteamento que depois recebeu o nome de Bairro Nova Itália. Eles se deslocavam até a matriz para participar da missa dominical. Percebendo a vontade dos moradores de manter viva a fé católica, em 1984 o vigário paroquial padre Orlando Cechinel com mais lideranças da matriz, visitaram as famílias do bairro, e constataram a necessidade de criar um espaço para a prática religiosa.
    Em 1984, após uma missa na matriz o pároco padre Agenor Neves Marques doou uma imagem de Nossa Senhora Auxiliadora, que permaneceu na matriz até que se organizasse um conselho administrativo.
    Depois de realizar várias festas para arrecadar fundos, conseguiu-se adquirir um terreno e em 1990 ergueu-se a primeira capela. No ano seguinte construiu-se um salão de festas. Em 1999 foi adquirido um novo terreno ao lado do que já pertencia a igreja a fim de construir uma nova igreja. Em março do ano de 2000 foi iniciada a construção da nova igreja, e numa segunda etapa foi erguida a torre. Hoje a nossa igreja está concluída e é um espaço privilegiado para as celebrações na comunidade que conseguiu realizar uma construção digna para o Senhor e para o nosso bairro.

A COMUNIDADE HOJE
    Em 2010 constituiu-se o primeiro Conselho Pastoral da Comunidade. O bairro conta com 295 famílias católicas, 35 de outros credos. A catequese tem hoje 23 catequizandos para a Eucaristia e 37 para a Crisma. Os quatro grupos de família animam e unem as famílias durante o ano. Em 1990 iniciou-se a caminhada da Mãe Peregrina e hoje são 13 as capelinhas que peregrinam nas famílias do bairro. Em 1988 instalou-se um Praesidium da Legião de Maria no bairro que possui 5 membros ativos e 52 membros auxiliares. O Apostolado da Oração conta com 45 membros nesta comunidade. A pastoral do Dízimo organizou-se em 2009, visitando as famílias através de 16 missionários(as) e trazendo os dizimistas para a celebração na comunidade. Quatro ministros da Eucaristia animam a vida eucarística esta comunidade e levam aos doentes e idosos o conforto de Jesus Eucarístico. Cinco casais do bairro participam do Movimento de Irmãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário