terça-feira, 31 de maio de 2011

BAIRRO BOM JESUS

COMUNIDADE BOM JESUS DE NAZARÉ 
   Em julho de 1992, os primeiros moradores foram chegando ao bairro e tomando posse das casas populares. Motivados pelos legionários que percorreram as casas, os moradores foram se organizando e, após dois anos, rezou-se a primeira missa na escola do bairro. Iniciou-se, também, a caminhada pastoral com a catequese, o movimento da Mãe Peregrina, a Pastoral da Criança e os grupos de família. 
   A comunidade era dependente do Bairro De Villa e realizava-se somente algumas missas por ano no Bairro Bom Jesus. Motivada pelo desejo de caminhar com as próprias forças e pela pastoral do dízimo, em setembro de 2009 a comunidade constituiu o seu Conselho de Pastoral e passou-se a celebrar todos os meses a Eucaristia no Centro Comunitário do bairro.
   O padroeiro escolhido através de uma votação realizada por todos os moradores, foi o Bom Jesus, que também deu o nome ao bairro a uns 3 anos. Aqui também temos um capitel dedicado a Nossa Senhora Rosa Mística, fruto de uma promessa de uma moradora local, onde reza-se o terço da Mãe Peregrina todo dia 18 de cada mês e alguns outros momentos de oração.
   Assim a comunidade foi se constituindo, vai se organizando e estamos crescendo na vivência da nossa fé católica.

A comunidade hoje...
   A comunidade possui hoje: 2 grupos de catequese com 15 catequizandos; a Mãe Peregrina com 4 capelinhas que passam nas casas; a Pastoral da Criança com 3 líderes; 2 ministras da eucaristia; 2 voluntárias da Cáritas paroquial.

SANTANINHA

CONHEÇA A HISTÓRIA DA COMUNIDADE SANTA ANA - SANTANINHA

    Por volta de 1880 chegaram a Santaninha os primeiros imigrantes italianos, desbravando estas terras, construindo suas casas e fazendo suas plantações. A primeira capela foi construída de madeira em 1892 onde foi colocada uma imagem de Santa Ana trazida da Itália por Giuseppe Sartor, que era uma pessoa muito religiosa e que assumiu a função de capelão por diversos anos. Na capela também era dada aula para as crianças da comunidade.
    Por volta de 1940, foi iniciada a construção da atual igreja construída de tijolos, que eram fabricados de modo artesanal. Aos 12 de dezembro de 1948 foi terminada a sua construção, desde a torre até a sacristia, toda rebocada e pintada, custando aproximadamente 40 mil cruzeiros.
    Hoje, a comunidade de Santaninha conta com 48 famílias, sendo 47 católicas e uma de outro credo. O Caep é composto por 9 membros, existe um grupo de família, o Apostolado da Oração possui 34 associados e 3 zeladoras, a Mãe Peregrina passa nas famílias com 2 capelinhas, 3 crianças freqüentam a catequese e algumas pessoas animam a liturgia.