Por volta de 1880 chegaram a Santaninha os primeiros imigrantes italianos, desbravando estas terras, construindo suas casas e fazendo suas plantações. A primeira capela foi construída de madeira em 1892 onde foi colocada uma imagem de Santa Ana trazida da Itália por Giuseppe Sartor, que era uma pessoa muito religiosa e que assumiu a função de capelão por diversos anos. Na capela também era dada aula para as crianças da comunidade.
Por volta de 1940, foi iniciada a construção da atual igreja construída de tijolos, que eram fabricados de modo artesanal. Aos 12 de dezembro de 1948 foi terminada a sua construção, desde a torre até a sacristia, toda rebocada e pintada, custando aproximadamente 40 mil cruzeiros.
Hoje, a comunidade de Santaninha conta com 48 famílias, sendo 47 católicas e uma de outro credo. O Caep é composto por 9 membros, existe um grupo de família, o Apostolado da Oração possui 34 associados e 3 zeladoras, a Mãe Peregrina passa nas famílias com 2 capelinhas, 3 crianças freqüentam a catequese e algumas pessoas animam a liturgia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário